• Ermes Costa

Ermes Costa anuncia pré-candidatura a vereador do Recife em carta aberta.

Atualizado: Jul 8

Carta aberta ao povo Recifense.


No final do ano passado, aceitei o convite para participar da construção de um projeto popular e participativo, como pré-candidato a vereador do Recife nas Eleições de 2020 representando os anseios do movimento sindical, estudantil, feminino, negro, LGBTQIA+, da cultura popular, do direito à moradia, de pessoas com necessidades especiais, da juventude, das(os) trabalhadores do setor privado e público, do campo e da cidade.


Fruto do reconhecimento da luta, que faço diariamente, nos compromissos históricos com a defesa: de uma sociedade mais justa, democrática e solidária; da erradicação da pobreza e do fim das desigualdades sociais e locais; da equidade de oportunidades; do fim das diversas formas de discriminação, como gênero, raça, orientação sexual, identidade de gênero, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional; da ampliação da transparência na gestão pública; da garantia dos serviços públicos e da manutenção das empresas públicas, ou seja, contra as privatizações.


A minha vida é marcada por muito trabalhado e perseverança. Cresci na periferia do Recife, no bairro de Beberibe. Estudei o ensino médio em escola pública, fui aprovado no vestibular para uma universidade pública, fui o primeiro a ter uma graduação em engenharia da minha família. Fui aprovado no mestrado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), também fui o primeiro da família a estudar uma pós-graduação fora do Recife. Em 2008 voltei ao Recife para assumir o cargo de Engenheiro na COMPESA, no qual fui aprovado nas primeiras colocações do concurso. Nesse período, iniciei como professor de ensino superior, passando por inúmeras instituições, como ETEP Faculdades, UniNassau, ETEPAM, UFPE, IFPE e por último, a UPE, que desde 2013 sou professor nos cursos de engenharia, aprovado em primeiro lugar no concurso. Nunca parei de estudar, conclui o mestrado, fiz MBA em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV), sou certificado CPA-20 pela ANBIMA e atualmente sou estudante de doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de PE (UFPE).


Inicie na luta organizada com 16 (dezesseis) anos no Movimento Estudantil, ainda no ensino médio, quando participei da gestão do Grêmio da antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE), atual Instituto Federal de PE (IFPE). Neste momento, já estava nas ruas fazendo a defesa da universidade pública, pelos direitos da juventude, por emprego e justiça social. Continuei nas gestões do Diretório Acadêmica (D.A.) da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de Pernambuco (UPE) e no Diretório Central dos Estudantes (D.C.E.) desta universidade, lutando pela gratuidade e autonomia e representante dos estudantes de pós-graduação do curso de engenharia mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na defesa de maior objetividade e transparência nas seleções de acesso e avaliações de conclusão dos cursos.


Em 2013, iniciei na luta sindical, participando das atividades do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (SINDURB-PE), realizando um intenso trabalho dedicado à categoria, sendo eleito em 2015 como membro suplente do Conselho Deliberativo da Fundação Compesa de Previdência e Assistência (COMPESAPREV). Já em 2019, fui eleito para esse mesmo conselho, como membro titular, com o maior número de votos, ficando na primeira colocação, ocorrendo um fato inédito, pois fui o mais jovem eleito pelas(os) trabalhadores da história, além de ser ocupante de cargo de nível superior e em função de confiança da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). Também, em 2019, eu fui representante do SINDURB-PE e da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) na organização e formulação da Frente Nacional do Saneamento contra a aprovação do PL4162/2019, que altera o marco legal do saneamento e visa conduzir e incentivar a privatização do acesso à água e esgotamento sanitário. Viajando inúmeras vezes à Brasília e organizando vários atos e audiências públicas dentro e fora de PE.


Agora, é chegada a hora da desincompatibilização dos cargos que ocupo no governo do estado de PE, exigência legal para concorrer a vaga de vereador nas Eleições de 2020, no qual sou pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Assim, estou me afastando das atividades de professor da UPE, que fui coordenador de curso eleito pelos professores, encerrando a gestão com uma homenagem na Assembleia Legislativa de PE pela inédita elevação da nota de avaliação do curso. Como também, estou me afastando das atividades de engenheiro da COMPESA, no qual fui gestor, ocupando diversas funções de confiança, por mais de 10 (dez) anos, saindo como gerente de uma equipe de competentes mulheres e homens, que tive a oportunidade de liderar.

Por entender que é tempo de esperança, de fazer política para melhoria da vida das pessoas e da nossa cidade. Que é tempo de coragem, de fazer o bem, de acreditar que juntos podemos renovar e fazer diferente. Que é tempo de novas pessoas na política.


É em nome da minha trajetória de vida e luta política, da formação técnica e da vontade de apresentar respostas rápidas e satisfatórias na área de políticas públicas, por meio do uso da tecnologia para a construção do Recife menos desigual e melhor para todas e todos.


Espero contar com o seu apoio neste novo desafio, numa rede de divulgação, para que, permita eleger um representante na Câmara Municipal do Recife.


É minha responsabilidade ser a sua voz, na defesa da classe trabalhadora, dos meus compromissos históricos e de um projeto popular e participativo para o Recife, como pré-candidato a vereador do Recife nas Eleições de 2020


Recife-PE, 03 de julho de 2020.

Ermes Costa

Pré-candidato a vereador do Recife


#peloFuturodoRecife





101 visualizações

© ErmesCosta #peloFuturodoRecife

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube